O novo maior iate do mundo -
Descrição
Desde 2010, o maior iate do mundo era o Eclipse, de Roman Abramovich, com seus 162,5 metros (533 pés). Mas isso mudou a partir de 05 de abril de 2013, com o lançamento do Super iate Azzam na Alemanha construído pelo estaleiro Lurssen.
Com valor estimado de R$ 1.200.000.000 (1,2 bilhões de reais), o Azzan que tem 180 metros (590 pés) não é só o maior iate privado do mundo, mas também, um dos mais rápidos. Com 4 turbinas que geram 94.000 cv de potencia, o Azzam Yacht também deve ser um dos mais rápidos em sua categoria, com previsão de atingir mais que 30 nós. Para isso, seu tanque de combustível suporta nada menos que 1 milhão de litros. Com números tão grandes, não é a toa que barcos desse porte ganham a categoria de Mega Iates.
Sabe-se que precisará de uma tripulação de cerca de 50 pessoas. Seu interior ainda guarda surpresa e curiosidade. Foi projetado pelo francês Christophe Leoni, que recebeu a missão de fazer algo que definiram como estilo imperial da virada do século, mas ainda não divulgado. Bastante fechado, o barco tem estimadas 50 suítes, mas proporcionalmente pouca área externa para festas e lazer, o que eleva as suspeitas sobre seu proprietário ser do Oriente Médio.
Por enquanto, ainda não se sabe ao certo quem é o dono do Azzam. Suspeita-se que seja o membro da família real saudita, o príncipe Alwaleed Bin Talal Alsaud, mas não há confirmação. Curiosamente, Alsaud e Abamovich recentemente foram personagens de um fato inusitado no Caribe envolvendo seus iates. Atual proprietário do Nabil, de 270 pés, Alsuad ocupou a última vaga disponível no porto de Antibes quando em seguida chegou o iate Eclipse do russo, que acabou tendo que ancorar fora do porto. É a disputa dos bilionários pelo ego, pelo status.
E máteria da Forbes em 2011, verificou-se que o capitão de um super iate custa em torno de US$ 1.000/pé. Considerando ainda custos operacionais com marinas e manutenção, pode-se estimar facilmente um custo anual em torno de US$ 5.000.000 (5 milhões de dolares) para ter, somente para ter, o barco.
Durante os próximos meses o iate passará pelos testes de mar e ajustes, além de receber seus últimos equipamentos quando finalmente será entregue ao seu dono.
Assista o vídeo: http://pnauti.co/17jnAv8